Se você for um paciente que tem o convênio de Bradesco, Omint ou CASSI, você precisa de um pedido médico para dar início ao seu tratamento.
Você pode verificar isso na página de cadastro do seu plano.
O que é encaminhamento médico?
O encaminhamento médico é um documento que contém a indicação de um médico credenciado pelo Conselho Federal de Medicina para que um determinado paciente passe por uma especialidade ou procedimento específico, a fim de seguir o tratamento adequado. Muitos convênios e planos de saúde exigem o encaminhamento médico para a liberação de sessões de tratamentos.
No caso das terapias, é comum que os convênios exijam a revisão do encaminhamento médico diversas vezes durante o tratamento. Isso ocorre porque o tratamento psicológico é um processo contínuo e pode ser necessário avaliar a evolução do paciente para ajustar o tratamento.
O paciente deve procurar um médico de confiança e relatar o motivo da sua consulta. O médico, após realizar a avaliação, pode prescrever a terapia e fornecer o encaminhamento médico para que o paciente possa dar continuidade ao tratamento.
Vale ressaltar que o encaminhamento médico é importante não apenas para a liberação das sessões de tratamento, mas também para garantir que o paciente esteja recebendo o atendimento adequado e necessário para a sua condição. Além disso, é importante lembrar que somente um profissional médico é habilitado para prescrever um encaminhamento médico e que é fundamental seguir as orientações do profissional de saúde para obter os melhores resultados no tratamento.
O encaminhamento médico precisa obrigatoriamente apresentar o Código Internacional de Doenças (CID), CRM do médico, carimbo do médico, data e assinatura. Pedidos com assinatura eletrônica também são válidos.